Lubrificador de Trilhos e Flanges de Rodas DJ-8
O Lubrificador DJ-8 foi desenvolvido para aplicar quantidades dosadas de graxa em trilhos. Além de outros benefícios, a lubrificação correta reduz o desgaste das flanges de rodas e boleto dos trilhos em traçados com muitas curvas e economiza energia pela redução do atrito. É um projeto moderno, de construção durável e funcionamento eficiente para ser utilizado em qualquer tipo de ferrovia.
A característica principal do equipamento é não fazer uso das rodas como força mecânica de acionamento, cujo impacto normalmente causa quebras, desajustes e envolve altos custos devido à freqüente manutenção exigida por lubrificadores de linha convencionais.
Funcionamento
O acionamento provém de uma bateria automotiva de 12 volts, alimentada por um painel solar (gerador fotovoltáico) dimensionado para atender os requisitos de clima e tráfego da região. Um sensor magnético de rodas mantém o Lubrificador em operação somente durante a passagem do trem. Em regiões onde energia elétrica é disponível, o Lubrificador também pode ser acionado por corrente alternada de 110 ou 220 volts.
A aplicação da graxa nos trilhos é efetuada por uma barra de contato com 8 saídas ou duas barras com 4 saídas cada. Outra característica singular e relevante do Lubrificador se refere à distribuição de graxa: cada ponto de aplicação é alimentado por uma pequena e exclusiva bomba de pistão, que fornece graxa através de tubulação independente para cada ponto. Um controlador eletrônico também faz parte do sistema, possibilitando assim um controle de tempo de operação e velocidade do motor (mudando a vazão da bomba) e/ou acionamento manual. LEDs de sinalização também fazem parte do controlador. Um reservatório de grande capacidade com indicação visual de nível, um gabinete metálico usado para proteção do conjunto principal e todos os materiais necessários para a instalação completam o sistema.
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